top of page

Canivete suíço do século 19 com 100 ferramentas

Atualizado: 4 de dez. de 2023


Segundo o Instituto Smithsonian, o modelo fabricado em 1880 na Alemanha, pode ser considerado como “a mãe de todos os canivetes suíços” e conta com nada menos do que 100 ferramentas, e entre elas um revólver de calibre 22 com capacidade para cinco balas!


O artefato — que pertence à Instituição Smithsonian — se encontra em exposição no Buffalo Bill Centre of the West localizado em Wyoming, nos EUA, e conta com quase qualquer utensílio que alguém possa imaginar ou precisar. Aliás, com facas de todo tipo, diapasão, navalha, serras, punhais, canetas, lápis, espelho, garfinho para queijo, saca-rolhas, bisturí, corta-charutos, punhais, tesoura etc., o canivete tornava o dono um verdadeiro MacGyver!



Mas, se você está se perguntando por que é que um “cavalheiro” do século 19 iria querer andar por aí com um canivete suíço com tantas ferramentas, segundo o Smithsonian artefatos como esse eram produzidos para demonstrar as habilidades dos artesãos. Esses objetos normalmente eram apresentados em exibições e feiras industriais e, como você pode imaginar, eram bem difíceis de serem fabricados.


Neste caso, o canivete mede 8,9 x 8,9 x 23,5 centímetros — nada prático para carregar no bolso — e todas as ferramentas da peça foram montadas em uma estrutura metálica adornada com casco de tartaruga, contando com pequenos compartimentos para guardar utensílios em miniatura. Além disso, os melhores artesãos da época foram contratados para produzir o artefato, e hoje ele é um dos mais belos exemplos desse tipo de arte.






FICHA TÉCNICA:




121 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page