top of page

Gravação de Nome na Faca

Por Gerson Bragagnoli


Uma das primeiras preocupações do iniciante na arte da cutelaria custom é como assinar sua faca, isto é, como gravar na lâmina o seu nome, sua marca, seu logo.

A primeira ideia que vem é fazer sua gravação com um cunho, então manda logo uma empresa especializada confeccioná-lo e sua marca passa a ser feita com uma martelada no cunho sobre uma área específica da lâmina.

Este procedimento resulta, na maioria das vezes, uma marcação desforme, não condizente com o que se esperava. Depois o iniciante percebe que se ele usar uma prensa, a marcação sairá perfeita, mas ele ainda não tem a prensa e é aconselhado a mudar de ideia devido ao perigo do processo.

As alternativas que lhe sobram são duas: encontrar, na sua cidade, uma empresa que faz marcação a laser, ou usar um novo processo que está sendo preferido pela grande maioria dos cuteleiros, hoje em dia, que é a técnica de eletro corrosão. Neste processo, se faz passar uma corrente de baixa voltagem através de uma máscara (serigráfica ou de etiqueta adesivas) onde consta o desenho ou o nome do cuteleiro, e está máscara está devidamente fixada na posição escolhida.

Após alguns segundos a sua marca está registrada em baixo relevo, com segurança, não deixando nada a dever ao processo antigo de cunhagem.



Cuteleiro desde 2006 depois de ter feito o curso de cutelaria artesanal na UnB. Professor Dr. Aposentado da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, onde mante por 6 anos o projeto cutelaria artesanal como atividade de extensão enquanto professor. Hoje é cuteleiro hobista avançado fornecendo, a que se interessar, curso de cutelaria artesanal básica em seu próprio ateliê.

(83) 98807-2674 Whatsapp Instagram: bragagnoli_facas_custom/


477 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page