top of page

O quê é uma Kiridashi

Atualizado: 4 de dez. de 2023

As facas Kiridashi (em japonês, 切 り 出 し - cortar, esculpir) referem-se a facas artesanais em miniatura originalmente destinadas às operações de produção mais simples. A história de seu uso remonta a muitos séculos da história japonesa. O nome original da faca - "espada budista", referia-se ao seu uso principal - trabalhar em madeira maciça. Essa faca era tradicionalmente feita de uma única chapa de aço e tinha uma lâmina pequena e um cabo desproporcionalmente longo em relação à lâmina. Kiridashi tradicionalmente tinha uma descida unidirecional e um cinzel, retificação unilateral.


Imagem via: Originalhandcrafted

Tradicionalmente, as crianças japonesas em idade escolar costumavam carregar as facas Kiridashi Kotagana com elas em suas caixas de lápis. Eles costumavam usá-lo para várias tarefas artísticas, como cortar papel, bambu e esculpir madeira. E também estava em uso para o conjunto de escrivaninha. Gradualmente, os adultos começaram a usá-lo por causa da nitidez e estabilidade da faca Kiridashi. Eles costumavam esculpir madeira bruta para fazer utensílios de cozinha de madeira. Além disso, os japoneses o usavam para cortar árvores de bonsai. Lentamente, a lâmina e o formato da faca começaram a mudar, assim como seus usos.

Kiridashi também pode ter uma forma de lâmina padrão com chanfros de duas vias e um chanfro secundário de duas vias. Além disso, as lâminas em diferentes modelos de kiridashi diferem significativamente em largura, pois são projetadas para diferentes tipos de trabalho. As facas mais estreitas podem ter menos de 1 cm de largura. O ângulo de convergência das facetas das facas kiridashi também pode ser muito diversificado, podendo ter tanto o formato triangular de uma faca de "sapateiro", quanto o raio tradicional ou totalmente cinzelado para facas comuns, com dois ângulos de convergência das facetas.

O comprimento da lâmina de uma faca tradicional varia de 10 a 30 mm




No passado, o kiridashi era feito do aço carbono mais simples e barato. As facas modernas têm uma escolha maior de materiais de lâmina. O mais comumente usado é o conhcido aço japonês SK-5 Carbon Steel. Este é um aço carbono para ferramentas, o mais próximo possível da composição do aço americano 1080. Possui alta resistência à fratura e resistência ao impacto, o que o torna ideal para resolver muitas tarefas econômicas e industriais. No entanto, a baixa quantidade de carbono (0,8-0,9%) não permite que ela seja revenida para uma dureza maior, e o tratamento térmico padrão a 55 HRC requer afiação frequente. Uma quantidade muito baixa de cromo (até 0,1%) requer manutenção constante desse aço para evitar a corrosão. Para tanto, muitos artesãos deixam vestígios de forjamento em toda a superfície da faca, inclusive no dorso da lâmina.


Outro aço comumente usado para facas kiridashi é o "papel azul" (Aço Yasugi Aogami). É uma liga de aço de alto carbono fabricada pela Hitachi Metals Corporation. Pertence aos aços carbono de alta pureza. Contém uma grande quantidade de carbono (1,4-1,5%), mas uma quantidade extremamente insignificante de cromo (0,3-04%), o que o torna suscetível à corrosão. O aço passa por um tratamento térmico de alta dureza, acima de 60 HRC.


238 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Puukko

Comments


bottom of page