top of page

Os maiores crimes que você pode cometer contra sua Faca

Atualizado: 11 de mai. de 2021


Por Clube da Cutelaria



NÃO LAVÁ-LA LOGO APÓS SUA UTILIZAÇÃO Facas com alto teor de carbono tendem a oxidar com mais facilidade, por isso nunca as deixe sujas ou molhadas por muito tempo, o ideal é sempre lavá-la com água e detergente neutro após o uso e nunca deixá-la úmida secando no escorredor.


USAR UMA FACA ESPECÍFICA PARA UMA FUNÇÃO DIFERENTE PARA QUAL FOI PROJETADA Cada lâmina tem um formato e fio de corte específico. Você não usará um cutelo para fazer a barba nem uma navalha para desossar um frango, por isso entenda as características de cada lâmina para tirar o máximo de aproveitamento da sua faca sem danificá-la.


LAVÁ-LA COM ESPONJA DE AÇO OU COM O LADO ÁSPERO DA ESPONJA Materiais ásperos normalmente danificam o fio e fazem com que sua faca fique cega mais rápido, por isso sempre lave suas lâminas com o lado mais macio da esponja e nunca use materiais ásperos de forma geral.


USAR SUA FACA COMO UMA FERRAMENTA QUE NÃO SEJA PARA CORTE Sim, facas são ferramentas, mas nunca, jamais as use como martelo, abridor de latas, pé de cabra ou chaves de fenda. Elas foram elaboradas para corte e não possuem design nem resistência para esse tipo de função (salvo algumas exceções).


CORTAR ALIMENTOS EM CIMA DE PRATOS E TÁBUAS DE VIDRO Vidro e cerâmicas são materiais mais duros que a lâmina de sua faca, cortar qualquer coisa em cima desses objetos fará com que ela perca o fio. Prefira sempre tábuas de madeira ou bambu. Sua faca agradece!

GUARDÁ-LAS SEM CUIDADO Facas de cozinha normalmente ficam nas gavetas com outros talheres o que pode danificar o fio de corte, por isso prefira guardá-las separadamente em locais mais adequados, cepos de madeiras são boas opções, assim como imãs ou faixas magnéticas, uma outra forma e bem criativa é utilizar divisórias de cortiça para separação das facas em armários ou gabinetes.


NÃO CUIDAR DO FIO DA LÂMINA Para melhor aproveitamento, mantenha a afiação de suas facas em dia, pedras de afiar e chairas são boas opções para uso regular. Lembre-se que uma faca cega normalmente é mais perigosa para o usuário do que uma faca bem afiada.


DICA BÔNUS! Não deixe sua faca muito tempo na bainha, pois mesmo estando bem limpa e seca ela pode enferrujar, caso não vá usá-la com frequência aplique um fio de óleo para lubrificar e evitar oxidação. Para facas de cozinha use azeite e para facas de uso geral indica-se óleo de máquina, para melhor armazenamento envolva a lâmina em plástico PVC, isso manterá o óleo na lâmina até a próxima utilização.



106 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Jose Ricardo Alves
Jose Ricardo Alves
Jun 13, 2020

Eu acrescentaria que a maneira de guardar as facas tbem as danifica, se não tiver bainha , providenciar uma ou instalar por exemplo uma barra magnética na parede , mas nunca misturar com outros talheres!!!

Like
bottom of page