top of page

Porque as facas táticas normalmente são pretas?

Atualizado: 6 de dez. de 2023




As facas táticas são utilizadas como ferramentas de sobrevivência seja pelas forças militares ou para atividades indoor.

Ocasionalmente podem ser usadas para caça, ou defesa pessoal, mas sua função prioritária é o uso como instrumento de corte utilitário: para cortar galhos, troncos, fios, tecidos, além de auxiliar na feitura ou desarme de armadilhas.


Para maior eficiência e durabilidade são produzidas a partir de aços inoxidáveis (que são mais resistentes a ferrugem e oxidação) ou escurecidas seja por eletrostática ou fosfatizadas*, processos que conferem a lâmina uma resistência superior à umidade ao longo do tempo tornando-a mais funcional e sem necessidade de grande manutenção como secagem ou limpeza frequente.


Outra função prática das lâmina escuras é a discrição durante seu uso, ou seja, você carrega de forma velada e quando empunhada ela não reflete a luz do ambiente, em determinadas situações isso pode assegurar sua posição e a vantagem tática em relação ao inimigo ou ao alvo de caça.




A fosfatização* é um processo da metalurgia de proteção superficial de metais, método que consiste basicamente em se recobrir peças metálicas com fosfatos de zinco, ferro e manganês e esse processo deixa a lâmina preta como podemos ver na imagem.


Lâmina Rvilar





55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page