top of page

A Feira de Cutelaria mais exclusiva do mundo: Art Knife Invitational 2021

Atualizado: 6 de dez. de 2023

O Art Knife Invitational nasceu de uma paixão e apreço pela arte e habilidade dos melhores fabricantes de facas do mundo que criam e ampliam a vanguarda de seu ofício. Nosso fundador, Phil Lobred, tinha essa paixão e deu vida ao Art Knife Invitational.

Em 1983, com o incentivo pessoal dos mestres fabricantes de facas Gil Hibben, Herman Schneider e Ted Dowell e sua esposa Betty, Phil lançou o primeiro Art Knife Invitational com um show em Reno, Nevada. Esse primeiro Art Knife Invitational foi uma vitrine para os fabricantes de facas de ponta da época e incluiu Fred Carter, Ted Dowell, Jim Ence, H.H. Frank, Royal Hansen, Jim Hardenbrook, Larry Hendricks, Gil Hibben, Billy Mae Imel, Kermal – Don Fogg & Murad Sayen, Ron Lake, Robert Lum, William Moran Jr., James Schmidt, H.J. Schneider, Dwight Towell e Buster Warenski.


Trinta e oito anos depois, o Art Knife Invitational continua representando os fabricantes de facas mais colecionáveis ​​do mundo. Este prestigioso evento é diferente de qualquer outro show de facas no mundo e reflete a paixão e a busca pela excelência dos principais fabricantes de facas e daqueles que apreciam e colecionam seu trabalho. O termo “Art Knife” foi discutido e selecionado como o mais descritivo. Por isso foi colocado entre aspas. Não havia realmente mais nada para chamar essas fabulosas novas criações de facas naquela época. O termo se encaixou e pegou. Duas edições foram produzidas, um em 1983 e outra em 1984. Ambos foram realizados no MGM Grand Hotel, Reno.


Enquanto a AKI nos anos oitenta foram muito bem sucedidos, medidos pelas vendas, eles eram muito difíceis de produzir e muito caros para os produtores financiarem e apoiarem. Para piorar a situação, a escassa presença fez com que o moral baixasse, então Phil e os membros decidiram não produzir outra Feira da AKI até que o mercado de facas artísticas ganhasse mais credibilidade nos EUA. Demorou nove anos até que vários fabricantes se unissem a Phil em 1992. para iniciar um esforço para um terceiro show AKI que aconteceu em outubro de 1993. O show se concentrou em fabricantes cujo trabalho provou ser colecionável ao longo dos anos e encorajou uma ênfase em facas de arte em vez de facas utilitárias, permitindo o fato de que a arte está em o olho do espectador.

A versão dos anos 90 do Art Knife Invitational começou com algumas mudanças. Foi decidido que o show seria realizado a cada dois anos e que novos criadores seriam selecionados por maioria de votos dos membros, tornando este show muito único. A única mudança na estrutura de vendas foi a adição da faca “open bid”. “Cada fabricante tem a opção de colocar uma faca em licitação aberta sem reserva”.

A nova AKI dos anos noventa começou com King Tut Dagger de Buster Warenski na capa do catálogo. Agora isso é uma "faca de arte" !! Todos os shows da AKI desde 1983 foram muito bem-sucedidos e todos contribuíram para o estabelecimento da “faca de arte” como um colecionável único e reconhecido. À medida que o show AKI se movia para o novo milênio, era limitado apenas pela imaginação quanto às maravilhosas facas que restavam para criar.

No verão de 2020, Barry Lee Hands tornou-se o novo administrador. Enquanto trabalhava em estreita colaboração com os membros do AKI, Barry instituiu uma série de mudanças inovadoras no AKI, mantendo a longa tradição de membros atuais do AKI votando em novos membros e mudando Art Knife Invitational para seu novo local no excelente M Resort and Casino em Las Vegas. Desde que essas mudanças ocorreram, os membros da AKI elegeram vários novos membros e Barry convidou alguns novos integrantes, garantindo que este será um dos mais emocionantes e notáveis ​​​​shows Art Knife Invitational em muitos anos

Os membros do AKI estão ansiosos para fornecer a você mais uma vez, o melhor show de facas de arte do mundo em um novo e emocionante local de luxo ligado por via aérea ao mundo e por estrada a Los Angeles e arredores. A última edição aconteceu dia 30 de Outubro de 2021 e contou com a seguinte programação:


• 08:00am ABERTURA AOS EXPOSITORES

Portas abertas aos expositores

• 09:00am REGISTRO DOS VISITANTES

Os colecionadores apresentam o interesse nas peças disponíveis

• 10:00am ABERTURA

Portas abertas aos colecionadores

• 10:00am INÍCIO

DO PERÍODO DE COMPRA

• 1:00pm SORTEIO DE COMPRADORES COMEÇA

(15 minutos DE ESPERA POR CADA BILHETE)

• 2:00pm FINAL DO BID-UPS

(aplica-se a regra dos 5 minutos).

• 3:00pm TERMINAIS DE LICITAÇÃO

SÃO SELADOS

• 3:00pm FABRICANTES DE FACA /

COLECIONADORES COMPRANDO, VENDENDO E TROCANDO

• PRÊMIO BUSTER

DISCURSO 3:15pm

• ENCERRAMENTO 6:00pm




Confira a lista completa dos Cuteleiros da Art Knife Invitational: https://aki.show/all-aki-makers-list/


Confira a lista de Cuteleiros Convidados da Art Knife Invitational de 2021: https://aki.show/2021-aki-makers/





O Prêmio Buster

Premio dado em homenagem à lenda da fabricação de facas, Buster Warenski. Buster Warenski era um fabricante de facas personalizado americano, nascido em Kimberly Nevada e morava em Richfield, Utah. Ele é mais conhecido por suas “Art Knives” utilizando ouro e muitos outros materiais preciosos. Ele foi membro do Art Knife Invitational, de 1983. Conhecido por fazer algumas das melhores “Art Knives” da época, sua faca mais famosa é a reprodução do ouro maciço “King Tut Dagger”, provavelmente o mais intrincado e uma das facas mais valiosas feitas nos últimos anos.

O Buster Award é um prêmio escolhido pelo público para o conjunto de trabalhos apresentados na feira. Nossa intenção é que os cuteleiros sejam julgados por todo o corpo de trabalho apresentado na feira, não em uma única faca. O vencedor é escolhido por maioria de votos. Cada licitante tem um voto.




Rodrigo Sfreddo: Um brasileiro no Art Knife Invitational

Rodrigo Sfreddo vendeu sua primeira faca aos

treze anos de idade. Muitos anos depois tornou-se o primeiro ABS credenciado na América Latina Mastersmith ao ganhar o B.R. Hughes

Prêmio de melhor faca apresentado por um

Candidato a Mastersmith no Blade Show. Rodrigo construiu sua reputação com facas

com os mais altos níveis de detalhes e projeto. Conhecido por seu carbono forjado e aço inoxidável facas de aço, especializada em facas integrais usando o toque turco Damasco (e outros padrões complexos), Rodrigo é creditado como o criador do Keyhole Hilt, uma nova forma de

unir cabo à uma lâmina. Ele também é engraver, sendo conhecido pelas gravações inlay e overlays em suas facas. Rodrigo é um importante fabricante com enorme influência no mercado da América do Sul e América do Norte.



Bowie

Requintada Bowie com lâmina de 10 "1/4 e comprimento total de 15" 3/4, integral completo, forjado em um belo padrão turco. Damasco, em estilo full tang com cabo de ébano. A alça e a proteção lindamente esculpidas, inlay com ouro 24K e recebeu pingos de ouro com diamantes. A lombada da lâmina também é incrustada a ouro, com o carimbo do fabricante em relevo. A bainha é de couro, com incrustações de Rumen e detalhes de Damasco incrustados em ouro.




Rodrigo Sfreddo

Nova Petrópolis. Brasil





111 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Puukko

Faca Bowie

Comments


bottom of page