top of page

A lendária Espada Excalibur

Atualizado: 4 de dez. de 2023


espada excalibur

A espada Excalibur é uma arma lendária frequentemente associada à lenda arturiana, particularmente ao Rei Arthur, o mítico rei britânico. Suas origens e detalhes variam nas diferentes versões da história, mas certos elementos-chave permanecem consistentes.


De acordo com a lenda, diz-se que Excalibur foi incrustada numa pedra ou bigorna, e apenas o legítimo herdeiro do trono poderia retirá-la. Este ato foi um teste à legitimidade do verdadeiro rei, provando o seu direito divino de governar. Arthur realizou essa façanha e se tornou o legítimo rei da Grã-Bretanha.


Acredita-se que o nome da espada, Excalibur, tenha derivado de várias fontes e idiomas. Algumas teorias sugerem que pode ter sido derivado de origens galesas ou latinas, com significados potenciais ligados a "duro/afiado" ou "aço cortado".


Excalibur é frequentemente retratada como uma arma poderosa e mágica, imbuída de propriedades especiais. Diz-se que foi forjado na mística Ilha de Avalon ou dado a Arthur pela Senhora do Lago, uma figura associada ao encantamento e à magia. A espada foi descrita como tendo força extraordinária, nitidez e outros atributos sobrenaturais.


Em algumas versões da lenda, Excalibur foi a segunda espada associada ao Rei Arthur, sendo a primeira a espada na pedra que ele puxou para reivindicar seu trono. Excalibur às vezes era dada a ele mais tarde, significando sua realeza e autoridade.


A história de Excalibur foi recontada e adaptada em várias obras literárias, filmes e outras formas de mídia ao longo dos séculos, contribuindo para sua popularidade e fascínio duradouros.


Embora Excalibur continue sendo um item lendário no folclore e na literatura, não existe nenhuma evidência histórica concreta que prove sua existência como uma espada física. Em vez disso, continua a viver como um símbolo de poder, nobreza e da lenda arturiana.



41 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page