top of page

Equipamentos de segurança para Cutelaria - EPIs

A cutelaria tem ganhado cada vez mais espaço e com a popularização da arte de fazer facas a aquisição de materiais e ferramentas tem aumentado gradativamente, porém o que poucos cuteleiros se preocupam é que os EPIs ( equipamentos de segurança ) são acessórios tão importantes quanto qualquer outra ferramenta de trabalho.



Praticamente todos os processos dentro de uma oficina de cutelaria possuem um certo grau de perigo, por isso listamos 6 EPI's indispensáveis para você que está ou vai começar a se aventurar nessa área tão fascinante quanto é a CUTELARIA:


  • LUVAS Luvas de raspa são boas opções pois protegem suas mãos nos momentos de maior vulnerabilidade: seja pelo calor do fogo, no momento da têmpera, ou no alto grau de rotação da lixadeira, durante o momento do desbaste, porém é importante a escolha do tamanho correto, luvas muito grandes são tão perigosas quanto a ausência delas, inclusive em algumas etapas, em que se é necessária uma precisão e trabalhos delicados o uso de luva não é muito indicado pois ela não garante a agilidade e precisão ideal.


  • MÁSCARAS Elas tem a função de proteger o nariz e boa parte da pele do rosto, o uso de máscaras respiratórias ( Modelos com filtros) é altamente recomendado, pois evita a inalação de materiais tóxicos e resíduos que podem causar doenças respiratórias e pulmonares.



  • ÓCULOS E PROTETOR FACIAL

Esses acessórios são fundamentais, pois protegem os olhos de faíscas, respingos, fragmentos de materiais e insumos utilizados, mas não se esqueça de sempre limpá-los, pois o acumulo de resíduos também podem afetar sua visão e causar acidentes.





  • PROTETOR AURICULAR Para os ouvidos é indicada a utilização de protetores auriculares ou abafadores sonoros, a exposição continua aos sons de equipamento elétricos como lixadeiras, esmeril e serras tende a causar problemas auditivos à médio prazo.



  • AVENTAIS O uso do avental é opcional, mas é inegável que os aventais de couro são uma opção bem adequada para proteger o corpo durante os processos em que o calor da forja e do metal oferecem certo perigo ao profissional. O uso de calças e camisas de manga comprida também é indicado durante as etapas de maior exposição ao fogo.


  • BOTAS O uso de sapatos fechados ou botas é indispensável aos cuteleiros, pois evita acidentes como cortes, impactos e o contato com elementos químicos.





"Amigos, proteção é um assunto que deve ser levado a sério mas sem histeria. É fundamental o uso de óculos de proteção, máscara para respiração, protetor de ouvido, luvas e roupas apropriadas. E tão importante quanto usar, é usar os equipamentos corretos, pois o equipamento errado pode ser muito perigoso. Já vi isso várias vezes, as pessoas compram luvas tão grandes e duras que não conseguem segurar nada direito e é aí que os acidentes acontecem. Não se esqueçam que os equipamentos de proteção não podem limitar demais os seus movimentos. ( Rodrigo Sfreddo - Fórum de Cutelaria)

Tags:

127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page