top of page

Facas de Mergulho - Entrevista

Atualizado: 9 de jul. de 2021

Uma faca de mergulho é uma ferramenta geral que os mergulhadores ocasionalmente usam para cortar linhas de pesca emaranhadas ou bater em seus tanques para chamar a atenção de um amigo. Alguns itens que se enquadram nesta categoria não são facas, mas são ferramentas projetadas para usos específicos subaquáticos. Elas são essenciais para o mergulho em naufrágios, pois cordas emaranhadas e plantas subaquáticas são freqüentemente encontradas e precisam ser cortadas.

FACA DE MERGULHO - FICHA TÉCNICA


- Aço Inoxidável ou Titânio

Materiais indicados pela robustez e resistência à água e ferrugem;

- Formato

Esse tipo de faca pode ter vários tamanhos embora as menores e compactas são mais funcionais para mergulhos rotineiros;

- Lâmina

Há uma série de configurações, lâminas cortantes, lâminas serrilhadas, lâmina em Z ( muito afiadas para cortar linhas e redes de pesca), lâminas sem ponta com fio duplo;

- Cabo anatômico e ergonômico A empunhadura tem que ser confortável para sua utilização, a aderência e facilidade de manuseio são imprescindíveis

- Bainha

Esse provavelmente é o acessório tão importante quanto a própria faca, a bainha deve possuir alças de borracha para prender na perna, canela ou braço sendo que a principal característica deve ser o saque rápido por esse motivo ela deve ser resistente, simples e ágil, muitas inclusive possuem sistemas para serem anexadas nos coletes dos mergulhadores.

















Precisamos mesmo levar facas quando mergulhamos?

Qual tipo de faca é a mais adequada?


Por THOMAS GRONFELDT


Não trazemos facas de mergulho como os filmes fazem você acreditar, para afastar tubarões e polvos gigantes. Em vez disso, usamos como ferramentas principalmente para nos libertar em caso de emaranhamento em cordas, linhas ou vida vegetal aquática. Essencialmente, esse tipo de faca faz parte do nosso kit de segurança. As facas são tradicionalmente usadas na panturrilha, onde são presas com tiras de borracha. Esta é uma tradição que remonta aos comandos de nadadores e homens-rãs da Segunda Guerra Mundial.


PASSADO E PRESENTE DA FACA DE MERGULHO


Os bravos cavalheiros do teatro de guerra aquático tinham outras preocupações além de nós, mergulhadores em tempos de paz, é claro. Por um lado, as facas que eles carregavam eram facas de combate militares, para serem usadas como armas tanto quanto ferramentas. Por causa disso, eles eram muito grandes. E até hoje, esse design sobrevive, mas verdade seja dita, facas grandes geralmente não são necessárias para mergulhadores comuns e muitas vezes podem apresentar um risco de emaranhamento próprio. Uma faca grande e volumosa em sua panturrilha pode ficar presa em um pedaço de rede de pesca com bastante facilidade.

Os homens-rãs de antigamente os usavam assim porque era a única opção que tinham na época. Hoje, temos designs variados, portanto, o posicionamento mais preferível de uma faca é em algum lugar prático ou acessível: no cinto, preso ao bolso do colete ou à mangueira infladora de baixa pressão. Para fazer este trabalho, uma faca menor é frequentemente desejável e totalmente capaz de fazer as tarefas que os mergulhadores realizam. As facas feitas de materiais modernos, como o titânio, são melhores para evitar a ferrugem e também mantem melhor o fio.

 

TESOURAS DE MERGULHO


O fascínio com as facas de mergulho é interessante, especialmente considerando que muitos mergulhadores experientes nem mesmo as carregam, mas optam por tesouras. As tesouras anguladas têm várias vantagens. Primeiro, é altamente improvável que o mergulhador se corte ou se apunhale com uma tesoura, ao passo que isso pode acontecer ocasionalmente com facas. Mesmo um pequeno ferimento pode ser um grande problema se você estiver com uma roupa seca e de repente tiver feito um buraco, deixando entrar água em sua roupa. Além disso, as tesouras são mais fáceis de usar com uma mão enquanto a faca é necessária as duas mãos livres para fazer o corte, outra vantagem da tesoura é que ela é eficiente ao cortar uma linha frouxa.


O QUE EU CARREGO


Na verdade, tenho uma grande e velha faca de mergulho com lâmina de 15 centímetros dos meus dias de mergulho nas florestas de algas da Califórnia. A alga aqui é a maior do mundo e atinge um tamanho e força comparáveis à corda de escalada, então mergulhar com algo parecido com um facão é uma boa ideia (esta é uma das poucas situações em que uma faca grande é de fato necessária ) Eu não uso mais essa faca, exceto para mergulho livre e caça submarina.


Se eu estou mergulhando com uma única apneia e fico preso em uma linha de pesca, quero me libertar rapidamente, então uma faca maior com mais poder de corte é preferível. Posso segurar a respiração por três minutos, então presumindo que seja uma subida e descida de 30 segundos, terei apenas dois minutos para me libertar de qualquer emaranhamento antes de ter que atirar para a superfície. E isso desde que eu tenha o bom senso de me enredar logo no mergulho. Então é melhor você acreditar que carrego uma grande faca nessas viagens.


Minha faca principal é muito menor, porém - um pouco Halcyon H, com uma lâmina de titânio de 2,5 polegadas que é pequena o suficiente para caber no meu cinto BCD, onde posso alcançá-la com ambas as mãos. Isso é o que eu trago em 95% de todos os meus mergulhos.

Finalmente, para áreas que não permitem facas de mergulho (como o Mar Vermelho), vou trazer uma tesoura. Muitas vezes, eu realmente carrego isso no bolso do meu colete ou roupa seca, mesmo quando levo minha faca Halcyon, apenas como um backup.

Mas, pensando bem, eu nunca usei realmente nenhuma dessas facas durante um mergulho. E isso é, claro, uma coisa boa.



LISTA DE VERIFICAÇÃO PARA ESCOLHER UMA FACA DE MERGULHO

Uma boa faca de mergulho deve :


1. Não ser excessivamente grande - uma lâmina de cinco ou sete polegadas é geralmente grande;

2. Permitir uma boa pegada na alça, mesmo com luvas;

3. Pode ser usada presa ao seu colete, ao alcance de ambas as mãos;

4. Ter um gancho de linha;

5. De preferência ser feita de titânio.


THOMAS GRONFELDT

Thomas começou a mergulhar durante a faculdade e desde então tem mergulhado na maior parte do mundo: Austrália, Indonésia, Islândia, França e muitos outros lugares. Ele é instrutor NAUI e mergulhador comercial, e participa de projetos de mergulho ambiental e arqueológico em todo o mundo. https://www.instagram.com/thomasgronfeldt/




134 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page