top of page

Faca de Trincheira US 1918

Atualizado: 1 de nov. de 2020



Por José Henrique Scortecci


A U.S. 1918 ou MARK 1 foi uma faca projetada por oficiais da AEF (Força Expedicionária Americana) para uso em trincheiras na Primeira Guerra Mundial. Seu projetista, Henry Disston e Sons, da Filadélfia, desenvolveu a MARK 1, a partir da U.S. M 1917 e a M 1918 , facas de uso limitado a trincheiras.

Para a criação da U.S. 1918, foram realizados exaustivos testes em simulações de guerra em trincheira com as facas já existentes (M 1917, M 1918, faca padrão britânica e a faca francesa), sendo adotado como critérios seu transporte pelo combatente (inclusive quando engatinhando e de bruços na trincheira), liberdade para a outra mão, rapidez de emprego em ação, pouca probabilidade de ser retirada da mão do combatente, o peso adequado pra o uso do soco inglês, o comprimento e a forma da lâmina.

Portanto, a MARK 1 é a soma daquelas peças, acrescida de componentes tecnológicos e culturais americanos, realizada para atender a uma situação específica na trincheira.

Devido à sua grande produção, foi usada no início da Segunda Guerra Mundial. Com a necessidade dos combatentes terem uma arma de uso também utilitário, não só para a luta corpo a corpo, a U.S. 1918 caiu em desuso. Surge, então, a MARK2, também conhecida como faca USMC, adequada às novas demandas de guerra.


As primeiras unidades da MARK1, encomendadas pelo governo americano, foram produzidas na França pela Au Lion/Société Générale. Sua segunda fabricação, já em território americano, teve uma produção de 1.232.780 unidades, cujas empresas foram a “Lander, Frary & Cllark (LF&C)”, “Henry Disston & Sons “ (HD&S) e Oneida Community Limited (OCL), cujas entregas foram iniciadas em dezembro de 1918.

O exemplar exposto aqui foi feito pela LF&C.

José Henrique Scortecci josehenriquescortecci@gmail.com

344 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Rafael
Rafael
Jul 23, 2021

Onde consigo comprar uma dessas? E quanto custa?

Like
janaiafernanda
janaiafernanda
Jul 26, 2021
Replying to

OLá Rafael, esse modelo as fotos sedidas é do José Henrique Scortecci, mas confesso que não sei lhe informar onde adquirir tal modelo histórico.

Like
bottom of page