top of page

Geração Rambo: A faca é POP

Atualizado: 4 de dez. de 2023







"'Provavelmente as últimas gerações se quer imaginam o tamanho, relevância e o grau de influência do personagem John Rambo e sua saga cinematográfica na década de 80."






Em 6 de Novembro de 1982 (40 anos atrás), era lançado Rambo I – Programado para Matar

A história fala sobre John Rambo, o herói encarnado por Sylvester Stallone. Antigo veterano do Vietnã, no filme ele era capaz de acabar com metade da população do país armado com uma pedra, uma faca, um arco e algumas flechas. O filme que trazia uma espécie de retrato psicológico dos efeitos pós-guerra do Vietnam, tentava restaurar o ânimo sociedade estadunidense.



O fato é que durante toda década de 80, Rambo se tornou a identidade daquela geração. Naquele período as garotas suspiravam pelo atlético personagem e os meninos se inspiravam pelo ideal de força, coragem e masculinidade.

O mais interessante é que no Brasil, Rambo não apenas inspirou os garotos pela temática heroica, mas pela faca emblemática que o personagem empunhava. Na época desenhos e brinquedos ilustravam a afamada lâmina que ficaria conhecida no mundo todo e ainda hoje desejada pela geração que cresceu assistindo a saga Rambo. Podemos ir além, pois a mesma faca até então desejada se tornou objeto de inspiração para muitos dos cuteleiros aqui no Brasil, profissionais esses que iniciaram sua carreira projetando suas aspirações em projetar uma réplica ou algo tão emblemático como a faca do Rambo.


A Faca é POP

O filme Rambo, de 1982, foi um grande sucesso de público e crítica. O longa conta a história de um veterano das forças armadas norte-americanas que é acuado, desrespeitado e torturado em uma delegacia. Fugindo das autoridades, John Rambo passa a ser perseguido pelos policiais de uma pequena cidade. Isolado nas montanhas e florestas ele irá mostrar toda sua habilidade no que melhor sabe fazer: Matar.

Apesar do sucesso do filme o produto que mais vendeu foi a famosa Faca Rambo.

O item, feito por um dos maiores cuteleiros dos Estados Unidos, James Buel Lile.


A faca usada por John Rambo pesa aproximadamente 300g. A lâmina é fabricada em aço inox 440C, mede 25cm de comprimento, e 5 centímetros de largura. Além da lâmina normal, o dorso da faca possui lâmina serrilhada. O cabo é fabricado com o mesmo aço, e é ao mesmo tempo um recipiente à prova d’água. Dentro dele Rambo conta com uma série de itens de sobrevivência. A tampa do recipiente é feita em aço inox 304, e tem uma bússola, para orientar. O cabo é coberto com nylon preto. A guarda da faca também tem dupla função, onde em uma extremidade Rambo pode contar com uma chave de fenda, e, na outra uma Phillips.


Quando foi lançada pelo filme a patente da faca causou uma das maiores corridas comerciais da história. As maiores indústrias produtoras de facas entraram na concorrência e chegaram a oferecer até bancar as continuações do filme. Após uma divisão de patente, 8 fábricas produziram o produto, todas facas produzidas esgotaram em poucas semanas. Até hoje a Faca Rambo é um dos itens mais vendidos em lojas com itens militares. E reconhecida por grande parte das pessoas em qualquer vitrine na maior parte do mundo


 

Fonte:

Plano Crítico

Blog Venture

Site El Pais




127 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Faca Bowie

Comments


bottom of page