top of page

O quê é uma Karambit?

Atualizado: 6 de dez. de 2023



KARAMBIT ou KERAMBIT é uma faca semi curvada do arquipélago da Indonésia (principalmente nas ilhas de Sumatra e Java). Seu design é inspirado nas garras dos grandes felinos ( Tigre principalmente) e é considerada uma das principais armas do Silat e das artes marciais filipinas.


Esta arma era originalmente um instrumento agrícola projetado para cortar raízes e fazer a trilha para plantar arroz. Os primeiros a perceber o potencial de defesa pessoal do karambit foram as mulheres, que amarravam seus cabelos com ele (até hoje o karambit é considerada uma arma feminina pelos praticantes de Silat). Foi só uma questão de tempo até os homens começassem a utilizá-la.



Os soldados na Indonésia se apresentavam armados com um kris (faca ondulada) na cintura ou nas costas e uma lança nas mãos. Mas quando estas armas eram perdidas em batalha apelavam para o karambit. Além deles, os guerreiros Bugis eram famosos por seu abraço de kerambit.

Posteriormente, através de contatos comerciais entre a Indonésia com países vizinhos, o uso do karambit se difundiu para o Camboja, Miamar, Laos, Malásia, Tailandia e Filipinas.


Tradicionalmente, o design do karambit é baseado na garra de um tigre. Como tal, a lâmina afiada deve ser otimizada para enganchar, rasgar, cortar e obter a máxima eficiência com o mínimo esforço.

Existem muitas variações de karambit. O comprimento da lâmina, por exemplo, pode variar de uma região para outra ou de um cuteleiro para outro. Alguns não têm protetor de dedo e alguns possuem duas lâminas, uma em cada lado da alça. Alguns de lâmina fixa ou fio duplo, um em cada lado da lâmina. E existem, os mais modernos: canivetes karambit. Um modelo que proporciona de forma automática e extremamente eficiente a abertura da lâmina quando você tira o canivete do cinto ou mesmo quando se desliza a arma na roupa do adversário.



Karambit atualmente é considerada uma faca tática e para muitos um EDC ( Item de uso diário).

É uma faca multiuso bastante notável, projetada para segurança, precisão e eficiência do usuário.


Tipos tradicionais incluem:

  • Kuku Bima : Garra de Bima de Java Ocidental

  • Kuku Hanuman : Garra de Hanuman de Java Ocidental

  • Kuku Machan : Garra de tigre , endêmica de Sumatra , Java Central e Madura

  • Kerambit Sumbawa : kerambit maior, mais resistente feito especialmente para a batalha. Das Ilhas Sumba

  • Kerambit Lombok : Tão especifico para a batalha, mas feito em Lombok

  • Lawi Ayam : garra de frango , criado pela comunidade Minang




COMBATE E DEFESA COM KARAMBIT


A arma é empunhada com a lâmina apontando para baixo a partir do fundo do punho, geralmente curvando para a frente, porém ocasionalmente para trás. Além de permitir a condução, em movimentos cortantes e/ou engatantes. O anel de dedo do Karambits com um anel de dedo também pode ser usado num movimento para esmurrar o adversário, de forma semelhante a um soco inglês. Alguns Karambit são projetados para serem usados ​​num movimento de martelo. O protetor/anel de dedo torna difícil desarmar e permite que a faca seja manobrada nos dedos sem perder o controle.


O curto karambit filipino foi o que mais se difundiu no Ocidente, porque em tese sua biomecânica permite golpes de corte mais poderosos e rasga mais as feridas. E também porque a sua usabilidade é a hipótese como mais intuitiva, embora continue a existir debate sobre este assunto.


Fonte: Blog Makaracaju



DOUG MARCAIDA: UM ESPECIALISTA EM KARAMBITS


Doug Marcaida é um artista marcial, especialista em armas afiadas e designer de facas nascido nas Filipinas, que mora em Upstate New York. O interesse de Doug pelas artes marciais começou aos 8 anos de idade, mas ele só começou a treinar realmente nas artes a partir dos 16 anos. Aos 25 anos ele descobriu seu amor pelas artes marciais filipinas, e o resto é história.

Um veterano militar dos EUA, que serviu na Força Aérea dos EUA por 8 anos e depois seguiu a carreira de terapeuta respiratório por 20 anos, enquanto ensinava e aprimorava suas habilidades como artista marcial filipino. Além de desenvolver seu próprio estilo de artes marciais filipinas, chamado Marcaida Kali, Doug viajou por todos os Estados Unidos e pelo mundo, ensinando socorristas e militares os fundamentos de sua amada arte. Toda essa experiência de vida levou Doug à sua crença central:

Não se trata de quantos você machuca, mas de quantos você protege.

Esse lema acabou evoluindo para o popular bordão de Doug “It will K.E.Al” (Mantenha todos vivos).

Doug agora é apresentado como jurado no History Channel's Forged in Fire e também no Desafio Sobre Fuego: Latin America. Apoiador de longa data da marca, Doug recentemente fez parceria com a 5.11 Tactical como embaixador da marca e designer de facas, com o objetivo de lançar a série DM Talon, composta por uma faca fixa e dobrável. Doug também tem colaborações com KBar Knives, Bastinelli Creations, Max Venom, Fox Knives e Jason Knight Knives.


SOBRE MARCAIDA KALI


Doug Marcaida fundou a Marcaida Kali há 20 anos, com o objetivo de celebrar sua paixão pelas artes. Marcaida Kali é a interpretação pessoal de Doug dos vários estilos de artes marciais do Sudeste Asiático nos quais ele foi treinado pessoalmente. Doug pegou seu conhecimento e o transformou em um sistema replicável e ensinável que ele compartilha com seus alunos e instrutores seniores.

Se você está pensando em treinar conosco, há algumas coisas que você deve saber:

Levamos nossas práticas na Marcaida Kali muito a sério e, como tal, temos altos padrões em termos de ensino, treinamento e conduta pessoal. No treinamento, é vital que os praticantes mantenham um nível de respeito pelo patrimônio cultural tanto por trás quanto dentro da arte. Honra e integridade dentro e fora da aula são esperadas de todos que se envolvem em Marcaida Kali, porque aprender a filosofia e as habilidades por trás da arte e usá-las com responsabilidade e respeito é nossa expectativa para nossos alunos e representantes.

Marcaida Kali é ensinada em vários locais nos Estados Unidos, bem como em cidades ao redor do mundo






359 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Puukko

Comentarios


bottom of page