Como criar textos impossíveis de serem ignorados?
É fato que o Instagram é uma rede social baseada em imagens: Fotos e Vídeos, mas se temos a possibilidade de usar texto e legendas nas fotos é porque esse recurso tem sua relevância!
Por isso NUNCA, JAMAIS, deixe de usar texto nas suas postagens, eles têm a possibilidade de aumentar a interação e engajamento com seus posts, afinal a grande finalidade profissional de um perfil é fazer com que as pessoas curtam, compartilhem, comentem e enviem seu post para outras pessoas, e isso aumenta consideravelmente seu alcance e atrai mais seguidores.
"Pense no texto como um Tobogã depois que a pessoa senta ela não deve parar de ler ou parar de descer".
Criar textos interessantes, divertidos e persuasivos requer prática, mas o Clube da Cutelaria separou algumas estratégias para agilizar esse processo, com o tempo você ganhará prática e a técnica será natural ao fazer qualquer texto ou legenda para seus posts, afinal ninguém conhece seu produto (facas) melhor que você!
STORY TELLING
Conte uma história! Uma imagem vale mais que 1000 palavras, mas uma imagem e 1000 palavras valem muito mais!
Alguns posts tem mais coisas a dizer e normalmente por preguiça a gente deixa de falar, mas algumas histórias valem a pena ser contadas, uma encomenda especial, um acontecimento na oficina, uma feira de cutelaria inesquecível, um encontro com uma personalidade, todos esses fatos da sua vida podem gerar boas histórias e talvez elas tragam mais interesse e engajamento da sua audiência.
SOLUCIONE PROBLEMAS
Todo mundo tem algo a aprender ou a ensinar, se você pode partilhar algo dentro do seu segmento é interessante dividir e explicar. Ás vezes uma bela faca pode ter um processo bem interessante para ser contado, dicas e segredos dessa arte sempre são bem interessantes, por isso nunca perca a oportunidade de ensinar, conhecimento muda o mundo.
TÉCNICA PASSO A PASSO
Quando algum tipo de informação ou conhecimento é muito complexo ou extenso você pode pontuar o assunto em tópico ou usar a técnica passo a passo de forma a deixar o conteúdo mais didático para seus seguidores (você pode numerar cada tópico ou usar com emojis cada tópico explicado no texto). Ou até mesmo usar o recurso de sequência de fotos.
PERGUNTE PARA SEUS SEGUIDORES
Pode não parecer, mas as pessoas adoram dar opinião sobre as coisas, por isso um recurso interessante para legendas é discorrer sobre um determinado assunto e fazer enquetes com seu público, fale sobre assuntos do momento ou relevantes para seu nicho de mercado, comece falando sua própria opinião e para fechar o texto deixe a pergunta no ar, dessa forma a conclusão fica por conta dos seus seguidores inclusive promovendo discussões mais profundas sobre o assunto.
USE HASTAGS PERTINENTES AO SEU NEGÓCIO #
As hastags # são ferramentas que filtram conteúdos relevantes para públicos específicos, algumas pessoas passam a te seguir simplesmente por você possuir tags relacionadas ao interesse delas. Por isso é muito importante ter uma estratégia bem definida ao usá-las em seus posts. O Instagram estabelece como limite máximo o uso de 30 tags por publicação, mas normalmente não é a quantidade de tags que aumenta seu alcance e sim a qualidade, pesquise as tags do seu segmento e escolha as que tiverem um potencial mais adequado pra você, por exemplo: Se você tem 10 mil seguidores e uma média de 500 curtidas em seus posts, não adianta você escolher hastags muito grandes (com mais de 1 milhão de menções) o ideal é usar hastags menores (1000 menções - 10 mil menções - 100 mil menções) apesar das menores serem menos usadas, provavelmente serão elas que trarão mais tráfego para seu perfil.
LEGENDA COMO COMPLEMENTO DA POSTAGEM
Nem sempre a imagem é suficiente para provocar algum tipo de estímulo ou sentimento em seus seguidores, até porque normalmente sua publicação está concorrendo com dezenas de outros posts, então a grande técnica nesse caso é explicar a imagem. Até porque cutelaria é um nicho muito específico e nem todo mundo que lhe segue conhece bem esse segmento. O que pode ser natural e familiar pra você pode não ser para quem lhe acompanha. A cutelaria tem ganhado mercado e cada vez mais adeptos, mas se não nos esforçarmos para engajar o público, teremos potenciais clientes que não entendem sobre os processos, os materiais e não sabendo o valor real de cada peça.
TEXTO COMO CONVERSA COM SEUS SEGUIDORES
Escrever um texto é muito mais simples do que se pensa, pois ele é apenas a descrição de uma conversa que você poderia ter presencialmente com qualquer pessoa. Por isso não se cobre demais se você não é um erudito ou não possui um vocabulário rebuscado, as pessoas que te seguem não querem isso elas esperam um diálogo autêntico e o mais próximo possível do que teriam com você frente a frente.
TEXTINHO OU TEXTÃO?
Não existe um tamanho ideal e tamanho nesse caso, definitivamente não é documento. Existem pessoas com mais facilidade de escrever e podem fazer vários parágrafos sem hesitar, e outras são mais diretas e sucintas, mas o que determinará a eficácia do texto na verdade é o feedback dos seus seguidores, eu normalmente oriento TESTE O TEXTO, faça legendas de tamanhos diferentes e veja a resposta do seu público: se você tiver maior interação com posts menores invista neles, mas se os posts mais amplos tiverem mais engajamento então você terá que dedicar mais tempo e produzir legendas mais extensas e elaboradas.
CRIE UMA LINGUAGEM PRÓPRIA
Como você gosta de conversar com seus clientes? Você é mais sério? Mais brincalhão? Mais técnico?
A forma como você fala pode ser uma característica na forma de fazer suas legendas, usar um bordão, ou gírias próprias ou da sua região é uma forma de criar identidade e familiaridade com seu público.
USE EMOJIS
Muita gente acha emojis e emoticons "bregas", porém eles podem ser um recurso bem interessante e criativo para seu texto, eles podem auxiliar na leitura e ilustração do seu post, podem pontuar assuntos e incrementar o layout além é claro de fazer a separação de frases ou parágrafos.
REGRA DOS 100
100 Caracteres: São esses caracteres que "separam meninos de homens"! Se a primeira frase da legenda não interessar ,despertar a curiosidade ou impactar seus seguidores eles não vão querer ler mais. Então capricha nessa primeira frase, pois ela é determinante para o sucesso do seu texto!
Fizemos uma lista de 20 ideias para você usar de base e escrever os 100 caracteres mais irresistíveis para seus próximos posts (lista completa no fim da matéria).
CALL TO ACTION
Chamada para ação ou CTA (call to Action) é aquilo que chama a atenção do seu seguidor, lead ou cliente para que ele realize uma determinada ação. A ação pode ser o download de um e-book, inscrição em seu canal do YouTube, participação de um sorteio ou até mesmo o convite para comentar no post, seguir nas redes sociais ou acessar seu site. Normalmente o celular é um canal de navegação passiva (dificilmente as pessoas tendem a realizar alguma ação enquanto navegam), daí a importância em usar essa estratégia para gerar uma reação nos seus seguidores, afinal, normalmente, um post que não gera ação não tem finalidade de compra.
Exemplos de CALL TO ACTION:
INSCREVA-SE - ASSINE - TESTE GRÁTIS - COMECE - SAIBA MAIS - PARTICIPE
LEGENDAS EM INGLÊS
Com certeza legendas em inglês valorizam seu post, mas se você não tem fluência nem audiência para isso não há necessidade em investir seu tempo nesse trabalho extra, principalmente se você for iniciante ou “hobbista”.
Antes de mirar o mercado internacional é preciso amadurecer profissionalmente e elevar seu nível técnico como cuteleiro, afinal o mercado estrangeiro é ainda mais exigente que o mercado nacional, agora se você já tem intensão em atender o mercado externo, ou já possuí seguidores de outros países, não perca mais tempo, faça seus textos em duas línguas, mas não esqueça de definir qual será a linguagem principal, normalmente ela será a que estará visível primeiro em seus posts.
DEIXE SEU CONTATO
Apesar do Instagram não possuir links clicáveis na legenda é sempre interessante colocar o seu contato (telefone/e-mail/ou site) na área do texto, nem todo mundo que vai ao seu perfil, quer saber mais sobre você, mas se houver interesse em uma das suas peças e seu Whatsapp estiver disponível já no texto a possibilidade de você receber um contato será ainda maior.
CORREÇÃO E ORTOGRAFIA
Escrever de forma simples não é um demérito, mas escrever errado te faz perder a credibilidade como profissional, atenção especial aos acentos e ortografia. Sem falar da concordância, que pode ser complexa, por isso, é importante sempre revisar o seu texto quantas vezes forem necessárias. Se puder dê para uma segunda pessoa ler e só depois faça sua postagem, use blocos de notas ou aplicativos de texto específicos que te auxiliem na digitação e na correção de eventuais erros, afinal o próprio corretor do celular pode induzir ao erro.
HEADLINE
Essa é uma técnica muito usada para chamar a atenção especificamente para o texto, normalmente você coloca uma frase, normalmente interrogativa na própria imagem do post, essa pergunta aguça a curiosidade e interesse dos seguidores, mas a resposta você deixa para ser respondida no texto que complementará a publicação.
DICA EXTRA
Quer criar uma legenda profissional com quebra de parágrafos e espaçamentos ( que não são possíveis de serem feitos diretamente no Instagram?
Use essa ferramenta: https://www.hashtagie.com/instagram-text-spacer/
É só escrever o seu texto com os espaçamento e parágrafos que desejar, copiar e colar no post.
20 Legendas Irresistíveis para você usar a Regra dos 100:
[Essas são algumas sugestões para você usar como frase inicial do seu post, além de orientação esse tipo de frase desperta interesse e curiosidade]
1. Posso ser sincero com você?
2. Você está cansado de...
3. Você com certeza já passou por essa situação...
4. Uma das maiores mentiras que ouvi
5. Se eu pudesse dizer apenas uma coisa...
6. Vou te contar um segredo...
7. E se você pudesse...
8. Já reparou como...
9. Você já se perguntou por que...
10. Eu pensei que...
11. O único problema...
12. Você está pronto para...
13. Então, o que você está esperando para...
14. Uma das maiores mentiras que te contaram...
15. Você provavelmente já passou por isso..
16. Acredite ou não...
17. Aqui está o por que...
18. Preste muita atenção no que vou lhe dizer...
19. Se você pudesse...
20. Essa manhã eu desejei...
Títulos para usar a Didática dos Números [Não! Não são equações de segundo grau]
X fatos sobre
X motivos pra você não
X dicas essenciais para
O que aprendi em X anos fazendo Y coisas
Como fazer Y coisas em X passos
5 Dicas para X coisa
X Erros que você não deve cometer!
Como criar X em Y tempo!
Aplique essas X técnicas
X truques para você usar
7 Maneiras de
Material exclusivo produzido por Janaia Fabri
Publicitária formada com MBA em Marketing
Referências: Hysers e Luciana Levy
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