Você sabe para que serve cada faca da sua cozinha? Cada tipo é feito especialmente para um corte ou algum ingrediente, e para quem está sempre cozinhando, essas pequenas facilidades fazem toda a diferença - além de trazerem um pouco mais de segurança. Entenda quais você precisa ter em casa e como aproveitar cada uma delas:
FACA CHEF
Inegavelmente esse é um dos tipos de facas mais versáteis que existe, pois desempenha várias funções como cortar, picar, descascar e até mesmo filetar os alimentos.
Ter uma faca do chef é fundamental para uma boa performance culinária. Na hora de comprar a sua, lembre-se de que é um excelente investimento: uma boa faca, quando bem cuidada, dura uma vida inteira.
Veja a seguir as características que tornam a faca do chefe um instrumento indispensável em qualquer cozinha:
Fio liso
Ponta ligeiramente arredondada
Usada para frutas, legumes, verduras, carnes e peixes
Disponíveis em vários tamanhos de lâminas: 6″, 8″, 10″, 12″ e até 14″ (entre 15 e 35 cm)
Tamanhos mais comuns para cozinha doméstica: 8″ e 10″ (20 a 25 cm)
Disponível em aço inox (mais comum), aço carbono
Um tipo de faca multiuso muito popular é a versão japonesa da faca do chef, a chamada Faca Santoku. É uma faca versátil, com o fio de corte plano e a lâmina semicircular. consta, Santoku significa em japonês “três vantagens”, o que indica que a faca é ótima para preparo de carne, peixe e vegetais. Outros já dizem que as três vantagens se referem a cortar, picar e fatiar. De qualquer forma, é uma faca bem vantajosa! Curiosidade: as facas japonesas estão entre as facas mais cobiçadas do mundo e, embora você encontre belas facas por cerca de US$100, os exemplares mais exclusivos chegam a custar mais de US$1.000,00!
FACA DE LEGUMES
Sem dúvida essa é outra entre as facas essenciais para a cozinha. Pequena, leve e de fácil manuseio, ela também é classificada como multiuso e indispensável para todos aqueles que estão começando no mundo da culinária. Como é bem menor que a faca do chef, ela é ideal para descascar e picar alimentos mais delicados, como legumes, frutas pequenas e alguns temperos. Sempre que a faca do chef for muito grande para executar um trabalho, pode pegar a faca de legumes que ela certamente resolverá o problema! Características:
A lâmina pode ser pontiaguda ou mais arredondada
Disponível em tamanhos variados de lâminas, de 2,5″ a 4″ (6 a 10 cm)
Disponível em aço inox (mais comum), aço carbono e cerâmica
Fio liso ou microsserrilhado
Além de legumes, frutas e temperos, também serve para limpar camarão, cortar pedaços de queijos, cortar salsichas, entre outros.
FACA DE PÃO
Entre os tipos de facas de cozinha temos também a faca de pão. A princípio, trata-se de um instrumento de fio serrilhado que, como o próprio nome sugere, serve para fatiar o pão.
No entanto, algumas pessoas também a utilizam para fatiar bolos, ou até mesmo tomates (caso não tenham a faca menor, própria para esta fruta).
Entre suas características principais, destacam-se:
Corpo robusto, sem ponta
Lâminas que possuem de 8″ a 10″ (20 a 25 cm) de comprimento, quanto maior melhor
Produto durável, já que possui fio serrilhado que não precisa ser amolado
Ideais para pães, bolos e frutas
Como é muito complicado afiar uma faca serrilhada, o ideal é procurar um cuteleiro para reafiar quando necessário.
CUTELO
Sem dúvida esse não é um dos tipos de facas de cozinha encontrado em todas as casas. Contudo, se você costuma preparar carnes com ossos como costelas bovinas e suínas, além de frangos, por exemplo, deve considerar adquirir um cutelo.
Ele é semelhante a uma machadinha e permite cortes precisos com o menor esforço possível. Além de quebrar ossos com facilidade, alguns modelos de cutelo (como os chineses) também são excelentes instrumentos para fatiar frutas e legumes.
FACA DE FILETAR
Se você quer cortar carnes com osso, mas está insegura de manusear um cutelo, pode optar pela faca para desossar.
Sem dúvida ela é mais leve do que o modelo anterior e, da mesma forma, separa a carne dos ossos com muita facilidade.
Entre suas principais características, destacam-se:
Lâmina mais fina, curva e pontiaguda, que facilita o trabalho de cortar carnes, aves e peixes
Fio liso, que fileta o alimento com muita precisão
Seu design curvado, longo e fino também possibilita melhor controle do instrumento, ideal para quem está iniciando na cozinha.
FACA PARA SUSHI E SASHIMI
Facas usadas pelo sushiman para fatiar o peixe no preparo do sushi ou do sashimi. Isso porque suas lâminas longas, finas e rígidas proporcionam um corte preciso com apenas uma passada.
Essa faca é conhecida também como faca Yanagiba, uma dentre os vários tipos de facas japonesas.
As facas para sushi e sashimi possuem fio liso, chanfrado apenas de um lado. O outro lado da lâmina é ligeiramente côncavo, para reduzir a fricção. Essa característica permite cortar os peixes sem esmagá-los.
Fonte: site Bem Afiada
Comments