A principal característica deste modelo de faca é seu perfil fino, comprido e de ponta aguda.
Modelo que possui como contexto histórico ligado a Revolução Farroupilha e as Batalhas entre Chimangos e Maragatos, na época os cuteleiros e ferreiros reaproveitavam as pontas de estadas que eram geralmente quebradas ou danificadas em batalha. Para forjar este modelo de ponta fina, que por visto seria muito útil na batalha.
Chimango -
A grafia pode ser ximango. Ave de rapina muito comum na campanha riograndense, falconídea, pessoal rapineiro, oportunista, caçador que é da terra.
CONTEXTO HISTÓRICO
Alcunha depreciativa dada aos liberais moderados pelos conservadores, no início da monarquia brasileira. No RS, nos anos de 1920, foi à codinome dada pelos federalistas aos governistas do PRR. Honório Lemes Maragato contra Flores da Cunha Chimango (pica-pau).
O lenço de cor branca identificava os chimangos.
O lenço de pescoço é um dos símbolos mais fortes do gaúcho, seu orgulho e sua honra. Muitas vezes foi também símbolo político. Em 1893 foram “maragatos” contra “pica-paus” (lenço vermelho contra lenço branco) e em 1923 foram “maragatos” contra “chimangos” (novamente o embate das duas cores tradicionais) e em 1930 o lider e estrategista Getúlio Vargas uniu brancos e colorados, maragatos e chimangos e literalmente “invadiu” o Brasil.
FICHA TÉCNICA DA FACA:
Conhecida como língua de chimango, no Rio Grande do Sul, é uma lâmina feita para uso geral.
O nome vem das batalhas farroupilhas, período que se usavam as pontas de sabres e espadas quebradas para produzir a ferramenta.
Justamente por ser uma lâmina reaproveitada esse modelo tem por característica o formato esguio (estreito e comprido) normalmente com tamanhos entre 12 e 14 polegadas, na empunhadura eram usados materiais tradicionais da região Sul ( Madeira de Guajuvira, Pau-ferro, osso bovino em talas duplas com fixação de rebites).
A lâmina funciona muita bem para a lida campeira, desde a carneação até cortes mais cotidianos, na época era uma faca militar indispensável para os conflitos do período.
Colaboração da Matéria Don Cássio Selaimen Contato (51) 9.99940011
Comments