O museu, uma ideia concebida por Luciano Chaves, é uma concepção antiga que já perdura há muitos anos. Há cerca de 8 a 10 anos, ele decidiu colocar em prática essa ideia, transformando-a de um sonho em um projeto ao longo desse período. Antes dos 10 anos, era apenas um sonho, mas nos últimos 8 anos, tornou-se um projeto de vida. Ele acredita na Lei da Atração e dedicou suas boas energias para concretizar esse museu.
Nos últimos anos, ele focou intensamente na criação do museu. Houve uma oportunidade de adquirir uma casa próxima à sua residência para abrigar o museu, mas infelizmente, ele perdeu essa oportunidade. Isso o deixou frustrado, mas ele decidiu mudar seu foco, vibrando positivamente e aplicando os princípios da Lei do Retorno. Pediu ao universo, seus mentores espirituais e sua família por um imóvel adequado para o museu, e eventualmente, essa busca foi bem-sucedida.
O objetivo da criação do Museu Fio das Gerais é, em primeiro lugar, registrar a história pessoal e da cutelaria nacional. O museu abriga suas primeiras facas, como sua faca número um, seu primeiro machado e sua primeira espada, além de diversas peças de diferentes épocas. Ele tem o desejo de preservar sua história e também a história de outros cuteleiros, resgatando narrativas perdidas.
A coleção do museu inclui uma variedade de facas artesanais brasileiras, com um foco especial na cutelaria mineira. Ele também explora a história militar, exibindo artigos militares com uma ênfase especial nas guerras e revoluções da região, como a Guerra de Emboabas em 1707-1709. Além disso, ele busca informações sobre facas de diferentes cidades de Minas Gerais e de outras regiões do Brasil.
O museu não é apenas um acervo particular, mas está se tornando público para visitação. Luciano está criando uma biblioteca com uma extensa coleção de livros, revistas importadas como a Blade Magazine, enciclopédias e documentos acadêmicos sobre facas, armas brancas e temas relacionados. Ele compartilha sua paixão e conhecimento com os visitantes, transformando seu museu em um ponto de conservação e recepção desse valioso acervo, que continua a crescer e se tornar cada vez mais acessível ao público.
O quê você encontra no Museu Fio das Gerais:
FACAS DO SÉCULO XIX
FACAS FRANQUEIRAS
FACAS SOROCABANAS
FACAS NORDESTINAS
ESPADAS
ARMAS MEDIEVAIS
COLEÇÃO DE MACHADOS ANTIGOS E TOMAHAWKs
MINIATURAS
BIBLIOTECA COM REVISTAS, LIVROS, TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO E ARTIGOS DE PESQUISA SOBRE CUTELARIA
VENDA DE FACAS E INSUMOS
CAFETERIA E LANCHONETE (EM BREVE)
FIO DAS GERAIS
*Por Dênis Artur Carvalho
No Museu Fio das Gerais, em Santa Cruz de Minas,
A cutelaria brasileira encontra seu lar,
Em versos afiados, a história se ilumina,
Facas esculpidas, um legado a brilhar.
No aço, a destreza dos mestres se revela,
Cada lâmina, obra-prima, na vitrine resplandece,
Afiação precisa, arte que consola,
Nas mãos habilidosas, a tradição se aquece.
Entre cabos entalhados e forjas ardentes,
O Museu guarda segredos, como um poema guardião,
Do ferro à criação, a saga é contada,
Na cutelaria brasileira, um sublime coração.
Santa Cruz de Minas, testemunha desse enredo,
O Museu Fio das Gerais, em cada detalhe, é herança,
Da lâmina que corta ao verso que encanta,
A poesia da cutelaria, em cada visita, avança.
Funcionamento:
QUINTA A SÁBADO - 9hs às 11:30hs das 13:30hs às 17hs
SEGUNDA À QUARTA - Visita Agenda
Avenida Ministro Gabriel Passos, 2082 - Santa Cruz De Minas-MG
Contato: (32) 99969.0092 facaschaves@gmail.com
Comments